Projetos de Pesquisa relacionados à Linha 1: Estudos Linguísticos
1. RELIGIÃO E LITERATURA: A PRESENÇA DE ELEMENTOS RELIGIOSOS EM ALGUNS ESCRITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
Objetivo: Apresentar – com base nos conceitos de dialogismo, intertextualidade e discurso de outrem -a presença de elementos religiosos, a partir de sua principal vertente, isto é do discurso religioso (bíblico, profético, teológico, católico, ritualístico, místico e de religiosidade popular) recorrentes nos intertextos, alusões e paráfrases do texto literário de autores brasileiros contemporâneos.
Docente responsável: Celso Kallarrari
2. MAPA LINGUÍSTICO DA FALA ESPONTÂNEA DO EXTREMO SUL DA BAHIA
Objetivo: Identificar os traços linguísticos que configuram a identidade linguística do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia. Nesse contexto, parte de dados da língua em uso e elege a Linguística de Corpus como metodologia.
Docente responsável: Crysna Bomjardim da Silva Carmo
3. ASSIMETRIA LINGUÍSTICA EM CONTEXTO INSTITUCIONAL
Objetivo: Investigar, em que medida, a assimetria interacional, em termos da distribuição da fala dos participantes, influencia o resultado das audiências dentro dos contextos jurídico-institucional. Nesse contexto, parte de dados da língua em uso e elege a Linguística de Corpus como metodologia.
Docente responsável: Crysna Bomjardim da Silva Carmo
4. DISCURSO E SITUAÇÃO DE RUA
Objetivo: Investigar discursivamente a problemática da situação de rua empreendendo uma análise discursivo-crítica a partir de elementos linguísticos presentes em textos de jornais e de sites de notícias, considerando a perspectiva ideológica e práticas sociais.
Docente responsável: Décio Bessa da Costa
5. ASPECTOS SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO (UNEB)
Objetivo: Estimular projetos que se dediquem à descrição e análise sincrônica e diacrônica das propriedades sintáticas de uma determinada língua ou de fenômenos sintáticos específicos em diversas línguas naturais, na perspectiva da Teoria de Princípios e Parâmetros da Gramática Gerativa e nos contornos da Linguística Histórica.
Docente responsável: Vivian Meira de Oliveira
6. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO PORTUGUÊS POPULAR DO ESTADO DA BAHIA
Objetivo: O Projeto Variação Linguística no Português Rural do Estado da Bahia desenvolve atividades de pesquisa que visam a contribuir com explicações para a origem das variações no português falado no Brasil e explicar por que em comunidades rurais o percentual de variação é mais intenso do que aqueles encontrados em comunidades urbanas. O objetivo é observar se a redução no sistema flexional na variedade da língua portuguesa no Brasil apresenta relação com o contato entre línguas ocorrido no período colonial.
Docente responsável: Vivian Meira de Oliveira
Projetos de Pesquisa relacionados à Linha 2: Estudos Literários
1. IDENTIDADE E RESISTÊNCIA AFRO-BRASILEIRA NA OBRA DE JORGE AMADO
Objetivo: Analisar as evidências de tradição, tradução e hibridização presentes na literatura amadiana de temática afro-brasileira.
Docente responsável: Aline Santos de Brito Nascimento
2. “QUANDO O CANTO É REZA”, CURA, LUTA E RESISTÊNCIA AFRO-BRASILEIRA
Objetivo: Investiga a preservação e visibilidade do patrimônio cultural afro-brasileiro, através da poética musical de compositores e compositoras negros/negras, no que traz de expressões que lidam com a representação da herança africana, afro-brasileira, suas identidades, ressignificações, e resistências aos enfrentamentos sócio histórico.
Docente responsável: Gean Paulo Gonçalves Santana
3. SANKOFA: DIÁLÓGOS (IN)DISCIPLINARES – POÉTICAS ORAIS
Objetivo: Investiga a construtividade e a referencialidade sócio-histórica, cultural e religiosa dos/nos cantos-poemas das comunidades negras do Território de Identidades do Extremo Sul da Bahia, suas identidades diaspóricas e ressignificações, no que se configuram exemplares de alteridade nos encontros culturais e na lírica contemporâneos.
Docente responsável: Gean Paulo Gonçalves Santana
4. TRAÇOS DA PERIFERIA: PERFORMANCE E POLÍTICA EM PRODUÇÕES LITERÁRIAS MARGINAIS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS
Objetivo: Analisar a articulação entre políticas da escrita e performance em produções literárias marginais-periféricas contemporâneas do Brasil, a fim de investigar em que medida esses conceitos regem a escrita dos textos, sua circulação e consumo.
Docente responsável: Karina Lima Sales
5. ESCRITAS PERIFÉRICAS EM PRÁTICAS DE ENSINO DE LITERATURA
Objetivo: Mapear no acervo bibliográfico de duas escolas livros de literatura marginal-periférica recebidos através do PNLD Literário, construindo, junto a professores das unidades escolares e discentes da licenciatura, propostas de práticas de ensino significativas a partir das obras e suas temáticas.
Docente responsável: Karina Lima Sales
6. MINORIAS, DIVERSIDADES E RESISTÊNCIAS
Objetivo: Analisar como a representatividade dos sujeitos minoritários na literatura, em especial sob o viés gênero/sexualidade, se relaciona com as formas e modalidades de construção do texto.
Docente responsável: Leandro Soares da Silva
7. GÊNERO E SEXUALIDADE NUMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL: DIÁLOGOS HISTÓRICOS E LITERÁRIOS
Objetivo: Analisar como estética e ética literárias dialogam com essas práticas sociais dando margem à descolonização e organização de novas identificações/identidades no campo dos estudos literários
Docente responsável: Lilian Lima Gonçalves dos Prazeres
8. FEMINISMOS LITERÁRIOS: INTERSECCIONALIDADES NOS CONTOS DE INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES
Objetivo: Identificar, a partir de uma leitura crítica dos contos que compõem o livro de contos intitulado Insubmissas Lágrimas de Mulheres, da escritora brasileira Conceição Evaristo (2016), os perfis, marcados pelos corpos e trânsitos em suas diversas interseccionalidades, das mulheres que nomeiam e protagonizam os contos.
Docente responsável: Lilian Lima Gonçalves dos Prazeres
9. ENSINO DE LITERATURA E OS ESTUDOS COMPARADOS
Objetivo: Visa identificar, descrever e analisar comparativamente obras das literaturas de língua portuguesa, no que trazem de expressões literárias que dialogam com as mais diferentes manifestações artísticas e culturais.
Docente responsável: Valci Vieira dos Santos
10. O TERRITÓRIO EM LABIRINTO: PERCURSOS E ENTRECRUZAMENTOS DA LITERATURA BAIANA COMO LATINO-AMERICANA
Objetivo: Investigar a literatura baiana em sua condição de literatura latino-americana, a fim de discutir, pelos entrecruzamentos e percursos transcorridos ao longo da história da América Latina, as marcas históricas, culturais e sociais que estabelecem pontos de contato entre os temas que se apresentam comuns nas produções literárias dos países desse território maior, a fim de compreender as estratégias de desconstrução do pensamento hegemônico colonizador como escolhas políticas e éticas em determinadas obras literárias e como essas mesmas escolhas viabilizam espaços de reflexão e deslocamento de discursos formadores de nacionalidade.
Docente responsável: Ivana Teixeira Figueiredo Gund