O Programa de Pós-Graduação em Letras / PPGL, vinculado ao Departamento de Educação – Campus X da Universidade do Estado da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, órgão da CAPES (192ª reunião, 04 a 06 de março, divulgação de resultado em 13 de março de 2020), foi implantado em 2020. O Programa oferece o Curso de Mestrado em Letras, área de concentração em Estudos Linguísticos e Literários, na modalidade acadêmico, com 26 vagas, preenchidas anualmente por meio de Processo de Seleção Pública para Aluno Regular, com Edital publicado no Diário Oficial do estado da Bahia.
O Programa estrutura-se em suas duas linhas de pesquisa, “Estudos Linguísticos” e “Estudos Literários”, sendo destinadas 13 vagas a cada uma. A primeira linha envolve o estudo de teorias e os usos da linguagem na relação entre sujeito e sociedade, a partir da descrição e análise linguísticas referente a texto, discurso, variação e diversidade linguística das comunidades presentes no Território de Identidade Extremo Sul da Bahia – indígenas, quilombolas, entre outros. A segunda linha envolve o estudo do objeto literário e das relações entre literatura, teorias críticas e demais linguagens artísticas, compreendendo possíveis articulações entre os contextos local, regional, nacional e internacional, com ênfase nos processos interculturais e identitários. Nesse contexto, o PPGL inova ao trazer, dentre as disciplinas oferecidas, estudos que demonstram as especificidades locais, a exemplo dos estudos das literaturas indígenas e o estudo das políticas linguísticas desse território de identidade. Desse modo, o estudo da produção literária e das variedades linguísticas próprias da região são marcos diferenciadores da proposta.
O PPGL constitui-se como um dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNEB, bem como configura-se como uma frente importante dentro da política de interiorização da educação superior que define a identidade da própria universidade. Conforme o PDI da universidade, uma das metas para o seu desenvolvimento institucional envolve a elaboração do Plano de Expansão e Interiorização dos Mestrados Acadêmicos e Profissionais em conformidade com as demandas de desenvolvimento local e regional. Esse traço de identidade marca o surgimento da UNEB, o qual resulta tanto de sua estrutura multicampi quanto do dispositivo legal que precipitou a sua criação em 1983, uma vez que reunia não só faculdades que funcionavam na capital e no interior do Estado da Bahia como também previa a constituição de novas unidades.
É nesse desenho de interiorização do ensino superior que a Faculdade de Educação de Teixeira de Freitas, criada em 1981, foi incorporada ao desenho institucional da UNEB. Com sua sede em Salvador, a UNEB está vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia e, atualmente, conta com 24 campi e 29 departamentos, distribuídos em 14 dos 17 territórios de identidade do Estado da Bahia. Esses territórios configuram-se como áreas geoeconômicas de influência. Nesse contexto, a presença da UNEB beneficia um montante significativo e variado da população baiana, seja por meio de seus cursos regulares de graduação e pós-graduação, seja via projetos de pesquisa e de extensão e/ou programas especiais, tais como: Rede UNEB 2000, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Programa de Formação de Professores (PARFOR/Plataforma Freire). As distâncias entre os campi e Administração Central da UNEB variam entre 100 e 850 km. O PPGL encontra-se em um ponto geográfico cujo raio, em relação aos cursos de Mestrado em Letras mais próximos, estende-se em um pouco mais de 700 km, conforme pode ser observado no mapa abaixo: UFMG/Belo Horizonte/MG – 722 Km (14 horas); UFES/Vitória/ES – 364 Km (7 horas); UESC/Ilhéus/BA – 402 Km (8 horas).
O campus que abriga o PPGL, o DEDC-X da UNEB, situa-se a 918 quilômetros da capital, Salvador, localizado no Extremo Sul da Bahia, cuja área abrange, aproximadamente, 30.647 km², o que representa cerca de 5% da área total do Estado da Bahia, englobando 21 municípios: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. Cada um deles com significativa diversidade socioeconômica e ambiental.
Nesse sentido, o PPGL, considerando a diversidade e o desenvolvimento sociocultural e político da região do Extremo Sul, alcança tanto a formação de professores para atuarem na Educação Básica quanto a formação de professores e pesquisadores para o Ensino Superior, uma vez que objetiva formar um profissional capaz de reler o contexto regional, interpretando a rede de significados emergentes, nos quais estão incluídos conflitos e diálogos exteriorizados via linguagem com vistas a proposições que interfiram positivamente nos impasses estabelecidos dentro de tais contextos. Assim, o PPGL reafirma o compromisso estabelecido pelo PDI da UNEB com a formação inicial e continuada de professores, bem como corrobora a parceria com as redes de educação básica, por meio da articulação entre as licenciaturas, a pós-graduação, a pesquisa e a extensão.